🛞 Fiscalização de Pneus
Guia Interativo de Situações Reais para Policiais Fiscalizarem Pneus
⚠️ Infração: Art. 230, inciso XVII do CTB
Pontuação: 4 pontos na CNH
Medida administrativa: Retenção do veículo até regularização (Res. CONTRAN 108/2001)
Base legal: Art. 230, XVII do CTB; Res. CONTRAN 108/2001; NBR 5409/2019; Portaria INMETRO 326/2013
Verificação obrigatória: Profundidade mínima do sulco, estado geral, tipo de pneu, mistura de tipos, ausência de câmara, uso de remold, entre outros.
Retenção: Veículo deve ser retido no local até substituição do pneu irregular.
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❓ Situações de Fiscalização (FAQ)
Infração: Sim – Profundidade mínima exigida pela NBR 5409 é 1,6 mm.
Texto para Auto:
Veículo com pneu em estado de desgaste avançado, com profundidade do sulco inferior a 1,6 mm, conforme NBR 5409/2019. Infração ao Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido até substituição.
Infração: Sim – Remold é proibido nos eixos dianteiros (Res. CONTRAN 456/2013).
Texto para Auto:
Uso de pneu remold no eixo dianteiro, vedado pela Res. CONTRAN 456/2013. Infração ao Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido até substituição.
Regular: Sim – Permitido apenas em eixos traseiros de veículos leves, desde que em pares e com selo INMETRO.
Texto para Auto:
Uso de pneus remold no eixo traseiro, em pares e com selo INMETRO. Conforme Res. CONTRAN 456/2013, situação regular.
Infração: Sim – Incompatibilidade técnica e de segurança.
Texto para Auto:
Montagem de pneus diagonais em veículo fabricado para uso exclusivo de pneus radiais, conforme manual. Infração ao Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Proibido misturar tipos no mesmo eixo (NBR 5409).
Texto para Auto:
Pneus de diferentes estruturas (radial e diagonal) montados no mesmo eixo, proibido pela NBR 5409/2019. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Proibido usar "bexiga" em pneus sem câmara (tubeless).
Texto para Auto:
Uso de câmara ou "bexiga" em pneu do tipo tubeless, comprometendo segurança. Infração ao Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Indica rompimento interno das lonas.
Texto para Auto:
Pneu com protuberância lateral, indicando danos estruturais irreversíveis. Risco iminente de explosão. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Envelhecimento prematuro ou exposição ao sol.
Texto para Auto:
Pneu com rachaduras profundas no talão e lateral, indicando deterioração estrutural. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Atenção – Pneus com mais de 5 anos devem ser inspecionados rigorosamente. Após 10 anos, proibidos (Res. 863/2021).
Texto para Auto:
Pneu com data de fabricação acima de 10 anos, proibido por Res. CONTRAN 863/2021. Veículo retido. Para pneus entre 5 e 10 anos: recomenda-se inspeção detalhada.
Infração: Sim – Pneu step é para emergência, não para uso contínuo.
Texto para Auto:
Uso prolongado de pneu de reposição (step), não projetado para rodagem contínua. Infração ao Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido até substituição.
Infração: Sim – Compromete estabilidade e aumenta risco de aquaplanagem.
Texto para Auto:
Pneu com pressão significativamente abaixo da recomendada, visivelmente deformado. Estado de conservação inadequado. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Reduz área de contato e aumenta risco de explosão.
Texto para Auto:
Pressão dos pneus excessivamente acima do recomendado pelo fabricante, comprometendo segurança. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido até ajuste.
Infração: Sim – Mesma regra: 1,6 mm de sulco mínimo.
Texto para Auto:
Pneu dianteiro de motocicleta com profundidade do sulco inferior a 1,6 mm. Infração ao Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido até substituição.
Infração: Sim – Não projetado para veículos automotores.
Texto para Auto:
Uso de pneu de bicicleta em triciclo motorizado, inapropriado para velocidade e carga. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Proibido por risco de superaquecimento.
Texto para Auto:
Instalação de câmara em pneu do tipo tubeless, prática perigosa e proibida. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Exposição de lonas configura pneu "careca", mesmo com sulco acima de 1,6 mm.
Texto para Auto:
Pneu com exposição de lonas, caracterizando desgaste crítico, mesmo com sulco acima de 1,6 mm. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Reparo deve ser interno e profissional.
Texto para Auto:
Reparo externo em pneu, inseguro e não conforme NBR 13905. Configura mau estado. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Total ausência de borracha útil.
Texto para Auto:
Aro do veículo diretamente em contato com o solo devido ao desgaste total do pneu. Situação de alto risco. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Carga e pressão incompatíveis.
Texto para Auto:
Uso de pneu de veículo leve em caminhão, inadequado para carga e pressão. Risco de explosão. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Indício de falsificação ou remold não homologado.
Texto para Auto:
Selo do INMETRO raspado ou adulterado, impedindo identificação de origem e homologação. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Pneus no mesmo eixo devem ter mesma medida (NBR 5409).
Texto para Auto:
Mistura de pneus com larguras diferentes no mesmo eixo, comprometendo estabilidade. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Risco de rompimento por sobrecarga.
Texto para Auto:
Pneu com índice de carga inferior ao exigido pelo fabricante do veículo, inadequado para o peso. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Ex: Pneu com índice Q (160 km/h) em carro que faz 180 km/h.
Texto para Auto:
Pneu com índice de velocidade inferior ao da velocidade máxima do veículo. Risco de explosão. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Pneu de neve desgasta rápido em calor e não oferece aderência.
Texto para Auto:
Uso de pneu para neve (snow) em condições climáticas inadequadas, com desgaste acelerado. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Só é permitido recapagem industrial (remold homologado).
Texto para Auto:
Banda de rodagem colada manualmente, prática artesanal proibida. Pneu irregular e perigoso. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Regular: Sim – Permitido se for remold homologado e com selo INMETRO.
Texto para Auto:
Pneu traseiro de motocicleta com remold homologado e selo INMETRO visível. Situação regular conforme Res. 456/2013.
Infração: Sim – Impede rastreabilidade e indica adulteração.
Texto para Auto:
Código de barras do pneu rasgado ou removido, dificultando rastreamento e verificação. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Não – TWI (Indicator) mostra que o limite está próximo, mas não ultrapassado.
Texto para Auto:
Pneu com indicador TWI visível, mas profundidade acima de 1,6 mm. Situação regular, recomenda-se substituição em breve.
Infração: Sim – Diferença acima de 10% é irregular (NBR 5409).
Texto para Auto:
Diferença significativa de pressão entre pneus do mesmo eixo (>10%), comprometendo estabilidade. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Múltiplos reparos comprometem segurança.
Texto para Auto:
Câmara de ar com múltiplos remendos, indicando uso prolongado inadequado. Risco de explosão. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Vibração pode indicar desbalanceamento ou danos internos.
Texto para Auto:
Pneu com desgaste irregular e vibração acentuada, indicando possível desalinhamento ou dano estrutural. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Selo do INMETRO deve estar visível.
Texto para Auto:
Selo do INMETRO parcialmente coberto por etiqueta, tornando-o ilegível. Capacete considerado não homologado. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Proibido em vias públicas.
Texto para Auto:
Pneu com inscrição "Not for Highway", indicando uso off-road restrito. Proibido em vias públicas. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Indica problema de suspensão ou calibragem.
Texto para Auto:
Desgaste irregular (serrilhado) nos pneus, indicando mau estado de conservação do veículo. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido até correção.
Infração: Sim – Impede verificação da data de fabricação.
Texto para Auto:
Número DOT ilegível, impossibilitando verificação da data de fabricação. Pneu suspeito. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Gaiola deformada compromete o pneu.
Texto para Auto:
Roda auxiliar ("gaiola") deformada, comprometendo o pneu e a segurança. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido até substituição.
Infração: Sim – Todo remold deve ter selo INMETRO.
Texto para Auto:
Pneu remold sem selo INMETRO, não homologado para uso. Infração ao Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Regular: Sim – Desde que mesma medida, estrutura e índice.
Texto para Auto:
Mistura de marcas no mesmo eixo, mas com mesmas especificações técnicas. Situação regular.
Infração: Sim – Basta um ponto abaixo de 1,6 mm.
Texto para Auto:
Profundidade do sulco em um ponto do pneu inferior a 1,6 mm, mesmo que em outros pontos esteja acima. Infração ao Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.
Infração: Sim – Pneu step tem limite de 80 km e 80 km/h.
Texto para Auto:
Uso prolongado de pneu de emergência (step) após limite de 80 km, proibido por segurança. Art. 230, XVII do CTB. Veículo retido.